segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Contrato entre casais


foto: Aline Martins

-todos os direitos reservados-


Estabelecendo um Contrato entre Casais

Autoras:
Aline Martins
Daniela Cracel



" “Nós” não existe,

mas é composto de EU e TU;

É uma fronteira sempre móvel

Onde duas pessoas se encontram

E quando há encontro,

Então eu me transformo

E você também se transforma"

(Fritz Perls)





Segundo o dicionário Aurélio, a palavra contrato, significa, ato ou efeito de contratar; acordo entre duas ou mais pessoas que entre sí transferem direito ou se sujeitam a uma obrigação.



Podemos relacionar o termo contrato entre casais, a necessidade de se construir uma identidade do casal.



Para que possa haver um bom vínculo entre um casal, essa identidade precisa ser funcional, mas deve-se estar atento, pois essa identidade, pode estar relacionada com o medo que o cônjuge tem de perder o outro, pois imagina-se, que perder o outro, significa perder a própria identidade.



Isso pode demonstrar fragilidade, pois, nesta identidade do casal, estão características de ambos os cônjuges, características estas, que provavelmente, são as que agradam à ambos, excluindo aquelas características que são consideradas “impróprias” para o casal. Esta identidade conjugal pode exibir, em determinadas situações e contextos, características pertencentes mais a uma das partes do que da outra, ou seja, pode ter “mais a cara de um do que do outro”, demonstrando, desta forma, que um pode ter maior influência sobre o outro. Esse desequilíbrio no ato de influenciar pode se dar pelo fato de um estar cedendo ou se impondo mais que o outro. A partir disso, um dos cônjuges pode se sentir incomodado por achar que não está recebendo ajuda na tarefa de conquistar a harmonia idealizada, podendo se sentir sufocado.



Segundo Shinyashiki (1988), para que o relacionamento não sufoque, é importante encontrar alternativas que saciem os dois desejos, para haver o respeito pelas três individualidades da relação: o eu, o tu e o nós.



Como podemos observar, num relacionamento não existe apenas duas individualidades envolvidas, existem três, o “EU”, o “TU” e o “NÓS”. E é de extrema importância que cada uma delas seja respeitada, para que o casal possa conquistar essa harmonia, onde existam momentos para trocas, ao mesmo tempo em que permanece um espaço livre para a individualidade.



A experiência dos Nós pode ser fascinante e enriquecedora, desde que não signifique perda de fronteiras ou sacrifício a individualidade, ou desde que “entrar na relação, permita guardar distância, ou seja, respeitar e cultivar a individualidade” (Anton, 1991).



Para se estabelecer um relacionamento saudável, é preciso que haja atenção aos limites determinados, para que doar-se não signifique perder-se no contato, na relação, ou seja, é importante cuidar para que um não se anule em favor do outro.



Podemos perceber com isso a importância de manter a individualidade e a autonomia na relação. Onde sejam vivenciadas experiências individuais e experiências do casal, pois, existem duas pessoas envolvidas, assim, haverá situações em que as partes podem não ter a mesma opinião. E, caso se permitam ter divergências, não haverá dificuldades em resolver o assunto, no entanto, se ambos ou mesmo um tem a concepção de que devem ter a mesma opinião, podem estar diante de um impasse.



Geralmente, quando um casal resolve procurar uma terapia de casal, estão vivenciando um impasse na relação, onde o contrato entre eles, encontra-se disfuncional, fazendo-se necessário, o estabelecimento de um novo contrato. O psicólogo atuará como facilitador do processo de reconstrução ou de atualização desse contrato.



Devido a várias transformações que ocorrem diariamente na vida do casal, como filhos que nascem, filhos que vão embora, morte de entes queridos, vida profissional, etc, faz-se necessário, que esse contrato seja refeito a cada crise

Um comentário:

  1. Aline, foi enriquecidor o texto feito por você. Ajudou-me a compreender melhor a identidade nos casais.

    Eu posso dizer, que depois de uma briga entre mim e o meu cônjugue liguei o computador e pesquisei perda de identidade entre casais e pareceu o seu blogue. Senti- me mais tranquila porque achei uma chave principal que penso dar acesso a outras portas. A criação do NÓS e sua funcionalidade.

    Agradeço a oportunidade de lêr este seu blogue.

    ResponderExcluir