quinta-feira, 2 de julho de 2009

Psicologia x Fotografia

















fotografias: Aline Martins
todos os direitos reservados
Se traduzirmos "ao pé da letra" a palavra FOTOGRAFIA

podemos entender que foto (luz) grafia (escrita) quer dizer escrita com a luz.


Para mim fotografia tem a ver com a percepção... a sensibilidade de congelar um momento que passe emoção...


Existem pessoas que podem passar horas e mais horas olhando fotografias e na minha opiniçao isso esta mais ligado a carga emocional que aquela imagem traz do que a imagem em si.


Uma mesma foto pode significar uma coisa para uma pessoa e outra coisa para outra. Por que isso tem a ver com a percepção de quem está observando, suas vivencias, emoções... e o momento que a pessoa está vivendo.


Uma mesma fotografia pode despertar diferentes sentimentos a uma mesma pessoa dependendo de seu momento de vida.
É essa mesma emoção que tento utilizar para fazer as minhas fotos. Me envolvo com elas, com oq estiver fotografando... seja uma festa, uma pessoa, um produto...
seja oq for, procuro passar a minha visão e para isso preciso sentir...

Costumo fazer um exercício. Assim que olho uma imagem, tento buscar dentro de mim uma palavra que represente o sentimento que aquela "foto" despertou em mim. É uma forma de dar vida àquela imagem que está diante de mim... e tb de encontrar emoções escondidas lá dentro.


Proponho que tente fazer isso tb.

Vou colocar algumas fotos aqui com sentimentos bem visíveis...

e a cada nova postagem... te convido a fazer esse exercício antes de ler o post referente a foto, ok?












Nenhum comentário:

Postar um comentário